top of page

Resenha: O sonho de Eva



O Sonho de Eva é o livro escrito por Chico Anes e publicado pela editora Novo Conceito. O livro me atraiu primeiramente por ser nacional. Como leitora e aspirante à autora, percebi a realidade dos livros nacionais que são desconhecidos em sua maioridade e subestimados. A maioria das pessoas com que converso não param de falar: “Não gosto de literatura nacional, são ruins”. A maioria leu apenas os clássicos e não conhece os novos lançamentos, o que causa sim, um certo preconceito. Então tomei o desafio de ler mais da literatura contemporânea nacional. Outro motivo pelo qual me atraí pelo livro foi a capa. Sim, me atraio por capas e dessa vez acertei em cheio. Símbolos escondidos, uma mulher que é revelada sob o reflexo da luz e cabelos espalhados. Simplesmente maravilhosa. O resumo não fez por menos. A idéia de sonhos lúcidos e uma mãe em busca de seu filho com uma sociedade secreta podendo estar por dentro de tudo... Isso é bem atraente.

Eva é uma cientista inovadora que abre novos rumos na pesquisa do pai. Por acaso, Eva tem um filho autista com um talento único: Ter sonhos lúcidos. A partir desse momento, Eva e seu filho são alvejados e cobiçados para as ambições de uma grande empresa que esconde muito mais por detrás. O livro mostra em tom claro e objetivo todas as dificuldades que Eva sofre: por ser uma cientistA. Por ser mãe solteira. Por ser mãe jovem. Por ser independente. Basicamente por ser mulher e este é um quesito importante, afinal é a realidade social. A realidade é velada, mas o livro escancara. Apesar de relativamente fria em certos momentos, Eva demonstra a determinação e o sofrimento de uma mãe em busca de seu filho. Essa frieza não é um defeito, é o essencial para que consiga achar o filho. Eva também deixa clara a sua determinação em seus projetos e mantendo seus princípios apesar de qualquer possibilidade desenvolvimento na sua pesquisa. Eva sofreu e como qualquer pessoa manteve alguns resquícios desse sofrimento, embora tenha persistido e seguido a vida “normalmente”.

O livro é intrigante e te bota para pensar e pesquisar, o que é essencial para um bom livro. Com certeza minha Histeria subiu bastante ao lê-lo, e com certeza irei guardá-lo com todo carinho.

Destaque
Tags
Nenhum tag.
O Que Estou Lendo
Quem sou

Meu nome é Ariane. Leio desde que me entendo por gente e escrevo desde que tive ideias na cabeça. A leitura é meu escape, a leitura é minha vida. A leitura é minha histeria.

bottom of page