top of page

Minha escolha: As 5 melhores leituras da minha vida #4

Extraordinário

“Você nasceu original, não se torne uma cópia.”


August Pullman é um garoto de 10 anos. Ele gosta de Star Wars, ama sorvete e é um menino alegre. Ele ama sua família como todo garoto. Contudo, August é um pouquinho fora do comum.

August nasceu com uma síndrome rara que acabou causou nele uma aparência um tanto diferente das outras pessoas, além de uma grave condição de saúde. Após anos em casa ele terá que finalmente encarar o maior medo de muitas crianças: A escola!


“Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.”


August começa a perceber sua diferença e se sentir mal por isso. August passa pelo que todas as pessoas passam, mas de forma ainda maior: A tristeza por ser diferente, a tristeza por não se encaixar. E apesar de se sentir mal por isso August não perde a alegria e a felicidade. Ele não para de acreditar no bem que existe nas pessoas. August é sim especial. Mas por ser uma criança Extraordinária.

Extraordinário mostra a realidade de como o ser humano espera pelo normal e se frustra ao ver o mínimo sinal de diferença, nesse caso, um grande sinal. Extraordinário é uma história extraordinária ao tratar de bullying, preconceito, amadurecimento, a inocência infantil e os fatores de moldam o caráter de uma criança. E tudo isto numa linguagem linda, calma e singela apropriada para todas as idades. Extraordinário não tem apenas a linguagem singela. Seu enredo é singelo e a forma como somos conduzidos até o final de “suar os olhos” é extraordinária.


Além disso, o livro revela o valor de simples gestos, como o toque, o valor da amizade: quando Auggie se torna mais feliz ao ter amigos que não se importam com sua aparência. Mostra o valor da coragem e da autossuficiência, da necessidade de tomar o próprio caminho: esse, o valor mais bonito mostrado no livro pelo Jack. O livro mostra como a criação, os exemplos da família interferem na formação do indivíduo. O amor fraternal em confronto com o amor individual, por Via.


“Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo”


Enfim, é um livro que deve ser lido por todos, não para se emocionarem, comentarem e ponto, passa para o próximo. Mas para que cada um perceba a realidade: todos nós somos descritos neste livro. Professores, pais, amigos, família, colegas. Todos devem perceber ao ler esse livro que o diferente incomoda e parar com o discurso hipócrita que “não se importa”. Deve-se adquirir essa consciência e tentar mudar isso, transmitir algo diferente aos filhos.

Recomendo que crianças leiam, para que percebam, aprendam, e tenham consciência que realmente "ser diferente é normal". Afinal, é na infância que se constrói o que será mostrado no futuro.


“Você não consegue se esconder quando nasceu para se destacar”.

Destaque
Tags
Nenhum tag.
O Que Estou Lendo
Quem sou

Meu nome é Ariane. Leio desde que me entendo por gente e escrevo desde que tive ideias na cabeça. A leitura é meu escape, a leitura é minha vida. A leitura é minha histeria.

bottom of page